| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Organização das actividades curriculares

Page history last edited by Mari Rodrigues 12 years, 9 months ago

                       

 

 

Organização das Actividades


 

Os modelos que se baseiam na aprendizagem pela descoberta incluem: descoberta guiada, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em simulações, aprendizagem baseada em casos, entre outros.

Na descoberta guiada, a descoberta, quer seja  feita através do método científico, quer seja de uma maneira formal ou não, implica a utilização constante de certas habilidades, tais como:

  • observar,
  • medir,
  • comparar,
  • formular hipóteses,
  • construir gráficos,
  • analisar e interpretar dados,
  • definir operacionalmente,
  • concluir.

 

O professor deverá criar condições que facilitem essa descoberta, podendo assumir diferentes graus de directividade. Por um lado, pode orientar o aluno a executar actividades  previamente determinadas, com o máximo de precisão, tratando-se de descoberta guiada. Por outro, o professor pode deixar o aluno determinar inteiramente as condições da sua descoberta, tratando-se de descoberta pura. O aluno escolhe um problema ou assunto para investigar e executa as actividades que ele mesmo determina, assumindo o professor o papel de um orientador.

 

É de salientar que a organização e a forma de apresentação dos materiais e das actividades é mais importante do que a quantidade, tendo em atenção que os alunos devem fazer a ligação entre os novos conhecimentos e as informações prévias, de forma a que se produzam aprendizagens significativas.

 Na aprendizagem pela descoberta guiada, os alunos recebem problemas ou situações problemáticas para resolver, assim, nesta etapa é necessário identificar o problema ou situação problemática; formular as perguntas e definir quais os objectivos a alcançar. Deve, ainda, identificar-se o que se sabe e o que se pretende saber; é importante fazer o levantamento dos recursos necessários; dividir as tarefas; responsabilizar todo o grupo; calendarizar todo o trabalho.

 

A descoberta guiada pode assumir muitas formas - as experiências em laboratório, simulações, estudos de caso ou actividades de grupo. Em cada caso, é apresentado ao aluno uma tarefa a realizar sozinho ou em grupo, Ao assumir a tarefa, o aluno é estimulado a refletir sobre a experiência - o que correu bem, o que correu menos bem, como repetir sucessos ou com  e evitar fracassos.  As aprendizagens podem ser aplicadas noutros exercícios e, posteriormente, em contexto real.

 

 

 

 

Uma das actividades próxima do que é preconizado pela Teoria da Aprendizagem Guiada pela Descoberta (Bruner, 1966) é o método dos puzzles - Jigsaw Method . Este método implica que os alunos de uma turma se subdividam em pequenos grupos, sendo o objectivo de cada grupo pesquisar, recolher e sistematizar a informação sobre um dado sub-tópico, que faz parte de um tópico mais vasto. Depois, os alunos reagrupam-se em "grupos de aprendizagem", no qual cada aluno é "especialista" de um sub-tópico, de modo a permitir que, combinando os seus conhecimentos, todos possam aprender sobre o tópico em estudo.

 

 

 

Saber mais: 

 

http://youtu.be/VkBOvBV8zZI

 

http://youtu.be/UTs9shnRs24

 

http://youtu.be/ocflomXm06I

 

Referências:

 

(2010). Discovery Learning - part 3. (ficheiro em vídeo). disponível em:

 http://youtu.be/O9rm4z51xdg

(2010). Jigsaw  a Teaching Strategy. (ficheiro em vídeo). disponível em:

http://youtu.be/aMP6b9E9ISc

 

 

Comments (1)

Mari Rodrigues said

at 11:50 am on Jun 18, 2011

You don't have permission to comment on this page.