| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Origem

Page history last edited by Mari Rodrigues 12 years, 9 months ago

                       

 

 

Origem


 

  • Origem

A aprendizagem pela descoberta é um método baseado no construtivismo. O aluno constrói o conhecimento, baseando-se na sua experiência e nos conhecimentos existentes para descobrir factos, relações e novas verdades a serem aprendidas. Os alunos são livres para trabalhar em grupo, em ambientes de aprendizagem com pouca ou sem orientação. De uma forma geral, a visão construtivista da aprendizagem pode ser melhor apoiada por métodos de ensino que permitam uma compreensão profunda de conceitos.  Embora o construtivismo assuma muitas formas, uma premissa fundamental é que a aprendizagem é um processo activo, na qual os alunos constroem o seu próprio conhecimento de forma activa, coerente e organizada (Mayer, 2004).

Nos métodos de aprendizagem pela descoberta, é permitido ao aluno descobrir novas regras e ideias, em oposição à  memorização do que o professor diz (Bruner, 1961, citado por Mayer, 2004).

O modelo construtivista teve a primeira influência de Dewey que defendia o método de projectos centrado nos problemas, sendo a exigência da solução de um problema, vista como fonte de desafio e desenvolvimento de habilidades construtivas. Piaget contribuiu para o enriquecimento deste modelo, reforçando os conceitos relacionados com os estádios de desenvolvimento cognitivo.

Na década de 60, Bruner destaca o processo da descoberta em que o professor deve incentivar os alunos a descobrirem princípios por si mesmos. O professor e o aluno devem envolver-se num diálogo activo (aprendizagem socrática). A tarefa do professor é traduzir a informação a ser aprendida num formato apropriado para o estado de entendimento actual do aluno. Segundo Bruner, o ambiente ou conteúdos de ensino têm que ser percebidos pelo aluno em termos de problemas, relações e lacunas que ele deve preencher, a fim de que a aprendizagem seja considerada significativa e relevante.

Esta ideia conduziu ao desenvolvimento de diversas formas de métodos de descoberta: método de descoberta puro, no qual o aluno recebe problemas para resolver com pouca ou nenhuma orientação do professor; método de descoberta guiada, no qual o aluno recebe problemas para resolver, mas em que o professor  fornece pistas, direcção, instrução e feedback para manter o aluno no caminho certo.

 


 

 

 

Referências:

 

Mayer, R. (2004). Should There Be a Three-Strikes Rule Against Pure Discobvery Learning? The Case for Guided Methods of Instruction.

 

(2008). Jerome Bruner - Educational Technology (ficheiro em vídeo) disponível em:

 http://youtu.be/r2H_swMUlOg

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.